O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, aumento da temperatura máxima para valores iguais ou superiores a 30 graus, subida dos valores da temperatura mínima que poderão atingir os 20 graus, em especial nas regiões do interior, e diminuição dos valores da humidade relativa para valores da ordem dos 20 a 30 por cento.

Segundo o IPMA, o vento poderá soprar com intensidade durante o dia de sexta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.

Água fria no Algarve até setembro

Devido às previsões de tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai acionar, entre as 08:00 de sexta-feira e as 20:00 de segunda-feira, o alerta amarelo (o terceiro de uma escala de cinco) do nível de prontidão do sistema de operações de socorro, no quadro do dispositivo de combate a incêndios florestais.

Em comunicado, a Proteção Civil refere que, face às previsões meteorológicas, é possível que o risco de incêndio se torne elevado na generalidade do território, com «especial incidência no período compreendido entre 15 de agosto e previsivelmente até 18 agosto, a partir do qual se prevê um ligeiro desagravamento».