As temperaturas vão aumentar no fim de semana e no início do mês de setembro, com os valores da máxima acima dos 30 graus centígrados em Portugal continental, anunciou esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, neste sábado, no domingo e no início de setembro o tempo «deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30 graus centígrados na generalidade do território do continente, em particular no litoral das regiões Norte e Centro».

Num comunicado divulgado no seu site, o IPMA refere ainda que «os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana».

«Pelo contrário, no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximos de 30 graus», acrescenta.

Esta subida de temperatura deve-se à «intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica», que «a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do Norte e Centro com transporte de uma massa de ar quente e seco».

Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28 graus no Funchal.

A região está sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) até às 18:00 de sábado, devido ao calor.

O Algarve está desde a tarde de hoje e até às 22:00 de quinta-feira sob o mesmo aviso.