A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima, entre segunda e quinta-feira, com uma agenda que inclui, entre outros assuntos, questões sobre a ideologia de género, o trabalho e a atividade das comissões episcopais.

De acordo com uma nota do secretariado-geral da CEP, os bispos vão analisar e discutir uma carta pastoral denominada «Visão cristã da sexualidade. A propósito da ideologia do género» e os desafios éticos do trabalho humano.

A assembleia plenária começa às 16:00 de segunda-feira com o discurso de abertura do cardeal patriarca de Lisboa e presidente da CEP, Manuel Clemente.

O programa dos trabalhos inclui ainda informações sobre o Observatório Social da Igreja, a atividade das comissões episcopais e o Sínodo dos Bispos sobre a Família, agendado para outubro de 2014, bem como uma reflexão sobre o serviço da caridade.

A preparação das Jornadas Pastorais do Episcopado, que decorrerão em Fátima entre 16 e 18 de junho do próximo ano, é outro dos temas da agenda da 183ª assembleia plenária da CEP.

Para quinta-feira, pelas 14:30, após o encerramento dos trabalhos, está prevista uma conferência de imprensa na qual será apresentado o comunicado final.