Correr está na moda, mas é muito mais do que isso. Para além de ser um desporto de baixo custo, que pode ser praticado ao ar livre, em qualquer lugar ou hora, ajuda-o a melhorar a sua saúde e mantê-lo em forma.

Atreva-se a correr, nem que sejam apenas uns minutinhos. É que, segundo um estudo de várias universidades dos EUA publicado na última edição da revista da Sociedade Norte-americana de Cardiologia, correr «apenas 5 ou 10 minutos por dia, e a baixa velocidade, conduz a uma acentuada redução de risco de morte por causas genéricas e de doença cardiovascular».

Conheça dez razões para «se pôr a correr»:

1. Aumenta a autoestima

Correr é, como qualquer desporto, um desafio no qual se tem de superar a si mesmo. E, por isso, à medida que vai progredindo e superando os seus limites, melhorará também a sua autoestima e sentir-se-á mais confiante para outros desafios.

2. Fortalece ossos e músculos

Correr diariamente contribui para fortalecer os músculos, as pernas e também a zona abdominal. Além disso, já há vários adereços para juntar ao seu treino de corrida como halteres de pulso, que o fazem trabalhar os braços de uma forma mais intensa.

3. Faz bem ao coração

Correr exige ao coração que trabalhe mais, para estar à altura da necessidade de oxigénio. Ou seja, quanto mais correr, mais exercitará o coração e ele se tornará mais forte.

4. Dá saúde

A corrida melhora a pressão arterial e protege o seu corpo de doenças como a obesidade, os diabetes ou enfartes.

5. Melhora o sistema imunológico

A corrida torna-o mais resistente a doenças menores, às más disposições, às alergias e à fadiga.

6. Reduz o stress

Correr elimina a tensão, o que ajuda a evitar doenças relacionadas com o coração.

7. Queima gorduras

Não há desporto melhor do que a corrida para queimar calorias, e nem precisa assim de tanto esforço.

8. Um desporto muito fácil

Parece óbvio e não precisa de ser recordado, mas vale sempre a pena dizer que este é um desporto que não precisa de treino nem de ensinamentos prévios.

9. Não exige muito equipamento

Só precisa de um par de sapatilhas adequadas à passada, roupa cómoda e... vontade.

10. Pode praticar onde quiser

Pode correr em qualquer lugar e a qualquer hora, dependendo da estação do ano¿ ainda que haja quem goste de correr à chuva.