Cenoura

«Os constituintes da cenoura, nomeadamente o betacaroteno - um carotenoide com ação antioxidante - estimulam a produção de melanina e aumentam o tempo e duração do bronzeado. Vários estudos concluem que o betacaroteno deve ser ingerido sob a forma de alimento e não como suplemento alimentar. Isso deve-se ao fato de outros constituintes fitoquímicos presentes na cenoura, como a luteína, modelarem a sua ação.»

Melancia

«A melancia é uma fruta fresca e saborosa, composta por cerca de 90 por cento de água, ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, C, B5 e B6. Estas características fazem da melancia uma fruta ideal para os dias quentes, contribuindo para um bom aporte de água. A vitamina C é essencial para a formação do colagénio, fundamental para uma pele saudável e mais flexível. Para além disso, é uma fruta pobre em açúcares e com um baixo valor energético.»

Tomate

«O licopeno, presente no tomate, é um poderoso antioxidante com a capacidade de ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento da pele. Para além disso, apresenta também uma proteção contra alguns tipos de cancro, como, por exemplo, o cancro da próstata, mama, endométrio, pulmão e pâncreas.»

Pêssego

«Não é por acaso que muitas vezes ouvimos a expressão «pele de pêssego». O pêssego é uma clássica fruta de verão e um excelente aliado para um bronzeado saudável e para a saúde da nossa pele, devido à sua riqueza em minerais e antioxidantes, nomeadamente vitaminas A e C. Um pêssego médio, com menos de 70 calorias e cerca de 3g de fibra, pode ser encontrado entre junho e agosto.»

Espinafre

«Numa época em que as saladas estão em destaque, devemos dar preferência aos legumes de folha verde escura, como, por exemplo, os espinafres, especialmente ricos em antioxidantes como betacaroteno, luteína e vitamina A. A luteína reduz o efeito dos radicais livres e combate as manchas e o fotoenvelhecimento da pele, além de aumentar a elasticidade da pele.»

Morango

«O morango é rico em antioxidantes como a vitamina C e E, ácido fólico, fibra e fitonutrientes. Para além disso, a sua composição nutricional apresenta um teor de cerca de 90 por cento de água que, associada ao potássio, confere a este fruto vermelho um leve efeito diurético.»

Citrinos

«Os citrinos, como a laranja, limão, tangerina e o kiwi contribuem para a manutenção da firmeza da pele, pela sua riqueza em vitamina C e aminoácidos, como a prolina e a lisina, que contribuem para a formação do colagénio e atenuam os efeitos das radiações solares na pele.»

Oleaginosas

«As oleaginosas, como as nozes, amêndoas e avelãs, são ricas em vitamina E, antioxidante responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce e que complementa a ação da vitamina C.

O selénio presente nas oleaginosas é um mineral com um importante papel na prevenção das manchas na pele causadas pelo sol.»

Peixe gordo

«Os peixes gordos, como por exemplo o atum, salmão, sardinha, arenque e cavala, são muito ricos em ómega 3, uma substância com ação anti-inflamatória que parece ajudar a reduzir o acne e que contribui para uma melhor absorção do betacaroteno, percursor da vitamina A. O ómega 3 confere uma maior proteção à exposição solar, reduzindo o risco de cancro da pele.»

Água

«A água deve ser a bebida de eleição, podendo ser substituída por chás gelados ou aromatizados com frutos, ervas aromáticas ou canela. É muito importante ir bebendo cerca de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia, principalmente nos dias de maior calor. A água regula as funções e o equilíbrio do organismo, ajudando a eliminar as impurezas e a absorver os nutrientes necessários, contribui para a renovação das fibras de colagénio, para a manutenção celular e é essencial para uma correta hidratação.»