Várias pessoas ficaram hoje desalojadas no concelho de Albufeira, no Algarve, devido às inundações provocadas pela chuva que fustigou a região, desconhecendo as autoridades o número exato de pessoas afetadas, disse à Lusa fonte da Câmara de Albufeira.

"Neste momento [18:20] ainda não temos quantificado o número exato de pessoas desalojadas pelas inundações, e estamos a acompanhar os vários casos com os serviços sociais, para que as pessoas possam ser realojadas temporariamente", indicou a vereadora responsável pela proteção civil da Câmara de Albufeira, Ana Vidigal.

De acordo com a responsável, a quantidade de água que caiu no Algarve, inundou diversas habitações em vários pontos do concelho de Albufeira, um dos mais fustigados pela intempérie.
 

"Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar as pessoas que foram afetadas"


Por seu turno, o segundo comandante distrital da Proteção Civil, Abel Gomes, disse à Lusa que situação "ainda não está normalizada", mas que o nível das águas está a baixar, tanto pela ausência de chuva como pela preia-mar.

Abel Gomes indicou que a situação anormal adversa de pluviosidade registada durante a madrugada e manhã no Algarve, provocou várias inundações em habitações, lojas, caves, ruas e estradas em vários concelhos algarvios, com maior incidência nas cidades de Quarteira, no concelho de Loulé, e de Albufeira.
 

"A mais complexa foi a situação em Albufeira, onde houve a necessidade de resgatar algumas pessoas de estabelecimentos e habitações"


Segundo Abel Gomes, ao longo do dia de hoje registou-se "uma grande quantidade de pedidos de auxílio" um pouco por todo o Algarve, o que motivou o envolvimento de todas as corporações de bombeiros e agentes da proteção civil nas operações de socorro às populações.

Veja um vídeo enviado por um leitor que mostra a EN125 completamente alagada.

Mas além de Albufeira, outras zonas foram muito afetadas pela chuva intensa como, por exemplo, Loulé e Quarteira.

Se tiver imagens do mau tempo, vídeos ou fotografias, envie para o endereço de email Euvi@tvi.pt.