Dezasseis das 18 crianças que estavam internadas no hospital da Covilhã tiveram alta esta segunda-feira de manhã, segundo a informação atualizada pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Dois meninos, de cinco e dez anos, continuam internados depois de terem dado entrada no hospital com sintomas de intoxicação alimentar. As duas situações estão controladas, devendo o rapaz mais novo ter alta ainda esta segunda-feira à tarde.

Durante o fim de semana, três dezenas de crianças e alguns adultos dirigiram-se às urgências com “vómitos, dores abdominais intensas e, alguns deles, com diarreia e febre", de acordo com a explicação do diretor da Pediatria, Carlos Rodrigues.

O presidente da unidade hospitalar, João Casteleiro, esclareceu, no domingo, que nenhum dos casos era grave e a causa da intoxicação ainda estava a ser averiguada, mas, presumivelmente, estaria relacionada com um gelado artesanal ingerido à saída de um evento que se realizou sexta-feira à noite, para assinalar o fim do ano escolar.

O caso foi entregue à delegada de Saúde da Covilhã.