Três incêndios nos concelhos de Marco de Canaveses, de Santo Tirso e Arco de Valdevez estão hoje em curso em Portugal, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O incêndio em Ferreiros/Gondoriz, em Arcos de Valdevez, começou na sexta-feira e encontra-se a consumir mato.

No terreno estão 48 bombeiros, apoiados em 13 veículos.

Igualmente ativo está um fogo em Concela de Cima, no concelho de Marco de Canaveses, que está a ser combatido por 32 bombeiros, com nove veículos.

Na Serra dos Cantoneiros, no concelho de Santo Tirso, o incêndio em floresta começou às 04:40 e está a ser combatido por 54 bombeiros e 15 veículos.

Vinte e nove concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Viseu tem oito concelhos com risco máximo de incêndio e os restantes estão em risco muito elevado.

Viana do Castelo tem dois concelhos em risco muito elevado, os distritos de Braga, Porto, Guarda e Castelo Branco tem três cada um.

Os distritos de Vila Real, Aveiro e Santarém têm dois concelhos em risco máximo de incêndio, enquanto Faro e Coimbra têm um, refere o IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registava às 09:00 de hoje sete incêndios.

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo e uma pequena subida de temperatura nas regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 30 graus centígrados em Lisboa, 33 no Porto e 29 em Faro.