Três fogos florestais em Arcos de Valvedez, distrito de Viana do Castelo, em Benavente (Santarém) e Gondomar (Porto) mobilizavam mais de quatro centenas de operacionais ao final da tarde desta sexta-feira, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com a informação disponibilizada às 20:05 na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo em Peneda, freguesia da Gavieira (Arcos de Valdevez), na área do Parque Natural da Peneda-Gerês, mobilizava 146 operacionais de socorro, apoiados por 47 viaturas e cinco meios aéreos.

As chamas lavram desde as 08:35 de quinta-feira, numa zona de mato, com uma frente ativa durante a tarde de hoje, segundo a ANPC.

No concelho de Benavente, na localidade de Coutada Velha, deflagrou um incêndio num povoamento florestal misto, às 16:15, combatido por 190 operacionais, com o apoio de 61 veículos e dois meios aéreos.

O sinistro possuía duas frentes ativas, combatidas com o recurso a dois aviões de média dimensão.

Um povoamento florestal na localidade de Medas, na freguesia de Melres e Medas, continua a arder desde as 15:30, informa a página da Proteção Civil.

As chamas no concelho de Gondomar são combatidas por 85 operacionais, apoiados por 25 meios terrestres e dois meios aéreos, um helicóptero e um avião.