O incêndio que começou às 15:42 de sábado em Alvaiázere, distrito de Leiria, deverá ser controlado hoje à tarde, disse hoje a presidente do município, Célia Marques.

A autarca disse à agência Lusa acreditar nesse objetivo, desde que as condições climáticas ajudem, nomeadamente a ausência de vento e a redução da temperatura do ar.

O incêndio, de acordo com a informação disponibilizada pela página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) estava a ser combatido às 12:30 por 244 bombeiros, apoiados por 77 meios terrestres.

“Continua a lavrar com alguma intensidade, mas tenho esperança de que seja possível controlar as chamas ainda durante a tarde”, disse Célia Marques.

A presidente da Câmara abordou ainda as declarações de sábado do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que considerou que a maioria dos incêndios tem origem criminosa.

“Infelizmente, tudo leva a crer que sim, tudo leva a crer que haja crime. Também cremos que terá sido por esse motivo, até porque à mesma hora, noutro concelho vizinho, Pombal, deflagrou um outro incêndio”, concluiu a responsável.