O incêndio que deflagrou na sexta-feira, em zona florestal da localidade de Geraz do Lima, no concelho de Viana do Castelo, foi dado como “dominado desde as 18:00 de hoje”, disse à Lusa fonte oficial.

Fonte do Comando Distrital de Operação de Socorro de Viana do Castelo adiantou que o fogo, que se iniciou pelas 16:56 de sexta-feira em Geraz do Lima, foi dominado, mas no terreno ainda estão 188 operacionais, com 65 veículos e dois aviões bombardeiros médios.

No terreno, segundo informações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), chegaram a estar 209 operacionais, apoiados por 78 viaturas e três meios aéreos, dos quais dois são aviões médios e o terceiro um helicóptero pesado e grupos de reforço de Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, além de equipas da Força Especial de Bombeiros.

Na última atualização feita pela ANPC hoje, às 18:45, as informações indicam que não existem ocorrências significativas ativas em Portugal.

Por ocorrência significativa, a ANPC entende que se trata de um incêndio que arde há mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 meios operacionais.

Em curso estão três incêndios rurais.