Os dois incêndios florestais que eclodiram em Miranda do Corvo e Figueira de Castelo Rodrigo, distritos de Coimbra e Guarda, estavam extintos às 19:00, quando mais dois fogos lavravam no concelho de Nelas.

O incêndio que chegou a ser combatido por 241 operacionais, em Cerdeiras, freguesia de Lamas e concelho de Miranda do Corvo, foi dominado pouco antes das 16:00, disse à agência Lusa uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Três horas depois, prosseguiam os trabalhos de rescaldo, mantendo-se no local 194 operacionais, apoiados por 53 viaturas.

Também o fogo que deflagrou em Mata de Lobos, na área de Figueira de Castelo Rodrigo, foi dominado cerca das 16:45.

Segundo uma fonte do CDOS da Guarda, 96 operacionais, com 23 viaturas, estão ainda na zona a realizar as tarefas de rescaldo.

Entretanto, desde as 16:00, deflagraram também dois incêndios no concelho de Nelas, distrito de Viseu, que estão a ser combatidos por 235 operacionais, auxiliados no total por 62 veículos e quatro aviões bombardeiros, segundo informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Um dos fogos lavra em Carregais, Santar e Moreira e tinha três frentes ativas às 18:30, enquanto o outro, na zona de Vale Madeiros e Canas de Senhorim, progredia em duas frentes à mesma hora.

No distrito de Leiria, deflagrou também um incêndio florestal, na freguesia de Abiul (Pombal), que teve uma frente e foi dominado cerca das 19:00, permanecendo na área 132 operacionais, com 37 viaturas, indica o portal da ANPC.