Um incêndio deflagrou este domingo, cerca das 17:20, no concelho de Portimão, e está a consumir uma área de mato. As chamas estão a ser combatidas por várias corporações de bombeiros, apoiados por dois meios aéreos.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, no combate ao fogo, «com uma frente», estão empenhados 128 bombeiros, apoiados por 31 veículos e dois helicópteros pesados.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro citada pela Lusa, o incêndio, que «está fora de controlo dos bombeiros», decorre na zona do Escampadinho, freguesia da Mexilhoeira Grande, no concelho de Portimão, perto do Autódromo Internacional do Algarve.

A mesma fonte disse desconhecer «se existem casas em perigo ou ameaçadas pelas chamas», apesar de no local existirem habitações dispersas.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, às 19:00, o incêndio que deflagrou na madrugada deste domingo numa zona de mato no concelho de Amarante, mantinha-se com duas frentes ativas. As chamas estão a ser combatidas por 250 bombeiros, auxiliados por 68 veículos e quatro meios aéreos.

Às 19:00 lavravam três incêndios florestais no país. Desde as 00:00 deflagraram 76, de acordo com a ANPC.