Cerca de 20 concelhos do norte e centro do país apresentam este domingo risco máximo de incêndio e quase todo o continente mostra risco muito elevado devido às elevadas temperaturas, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Doze distritos com aviso amarelo devido a temperaturas elevadas

De acordo com o instituto, o risco mais grave localiza-se nas zonas mais interiores dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, castelo Branco e Santarém.

Às 08:15 de hoje, o site da Autoridade nacional Proteção Civil registava apenas um grande incêndio ativo, situado em Macedo de Cavaleiros, Bragança, mas no sábado aquela autoridade registou 181 fogos, que foram combatidos por mais de 3.100 operacionais e por 850 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde e vento fraco a moderado.

A previsão aponta ainda para um pequeno aumento das temperatura mínimas, que serão de 23 graus celsius em Lisboa e no Porto, com as máximas a chegar aos 36º e 34º, respetivamente, enquanto em Faro a mínima será de 21º e a máxima de 31º.

O período crítico de incêndio florestal começa na segunda-feira e prolonga-se até 30 de setembro.