Dezasseis voluntários da Organização Não Governamental (ONG) europeia @fire, sediada em Osnabrück, Alemanha, vão estar até 6 de setembro em Vila Real para ajudar no combate aos incêndios florestais, anunciou esta terça-feira o município.

A vinda da organização @fire - Resposta Internacional a Desastres Naturais insere-se no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara de Vila Real em 2011 e tem como objetivo aumentar a capacidade de intervenção aos incêndios florestais, através do apoio aos dois corpos de bombeiros locais.

O verão está a ser mais calmo em termos de incêndios no concelho transmontano pelo que, enquanto não são chamados a intervir, os operacionais vão realizar ações de treino conjunto e troca de táticas e técnicas com os bombeiros das duas corporações de Vila Real.

No município de Vila Real contabilizaram-se 41 incêndios florestais até 15 de agosto, menos 44 do que em igual período do ano passado.

Desde o final da década de 1970, que a autarquia transmontana desenvolve uma relação de amizade com o município alemão de Osnabrück.

Em 2005, os dois municípios assinaram um acordo de geminação e nesse mesmo ano, em que o distrito transmontano foi fustigado pelas chamas, a ONG europeia @fire ofereceu-se para ajudar.

Nesse verão, uma equipa de nove elementos fez parte do dispositivo de combate a incêndios em Vila Real.

Em agosto de 2006, 33 elementos de quatro corporações de bombeiros de Osnabrück e 10 elementos da ONG @fire regressaram a Vila Real, em auxílio das corporações de bombeiros de Vila Real, ajudando mais uma vez no combate aos incêndios que deflagraram no distrito.

A ONG alemã funciona com um corpo de voluntários e mantém-se no ativo através de doações de instituições ou particulares, tendo ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.