O combate ao incêndio que lavra em Vila Velha de Ródão "está complicado" esta terça-feira à tarde, com várias frentes ativas, sobretudo em Perdigão e Vilas Ruivas, esta última localidade já evacuada por precaução, de acordo com o município.

Está complicado. Temos várias frentes ativas, sobretudo junto ao Perdigão e a Vilas Ruivas. O vento acalmou muito agora e os meios aéreos estão a fazer um bom serviço nesta fase de acalmia. Acho que se vai conseguir segurar [o fogo]", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, José Manuel Alves.

Já em relação aos habitantes de Vilas Ruivas, localidade que foi evacuada esta tarde, o autarca adiantou que "vão manter-se no Fratel [outra freguesia] até haver condições de segurança para regressarem".

Apesar de o fogo ter chegado muito próximo da aldeia, José Manuel Alves explicou que não houve quaisquer habitações atingidas pelas chamas.

O incêndio deflagrou às 17:55 de segunda-feira, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 18:45 estavam no terreno a combater o fogo 456 operacionais, apoiados por 145 viaturas e sete meios aéreos.

EN3 e ER351 cortadas 

A Estrada Nacional 3, no concelho de Vila Velha de Ródão, e a Estrada Regional 351, em Proença-a-Nova, ambas no distrito de Castelo Branco, estavam pelas 16:00 desta terça-feira cortadas ao trânsito devido à ocorrência de incêndios na zona.

Em declarações à agência Lusa, fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse que a Estrada Nacional 3 (EN3) está interditada desde a localidade de Perdigão a Vila Velha de Ródão, entre os quilómetros 182 e 196.

Já a Estrada Regional 351 (ER351) está “cortada totalmente”, junto à localidade de São Pedro do Esteval, no concelho de Proença-a-Nova, entre os quilómetros 10 e 12.

De acordo com a GNR, a nível nacional apenas estão cortadas ao trânsito devido à ocorrência de incêndios estas duas estradas no distrito de Castelo Branco.