Os dois incêndios que deflagraram esta quinta-feira de manhã em Almofala e Póvoa de Montemuro, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, estão dominados, de acordo com a página da Proteção Civil na internet.

O fogo que teve início, pelas 09:23, em área essencialmente de mato, na freguesia de Almofala, continuava, no entanto, pelas 23:00, a mobilizar 147 operacionais, apoiados por 44 viaturas, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O combate a este incêndio, que não ameaçou povoações e/ou habitações, chegou a envolver, ao meio da tarde, cerca de duas centenas de operacionais e quatro meios aéreos.

Outro incêndio igualmente em povoamento de mato, próximo da localidade de Póvoa de Montemuro, na freguesia de Parada de Ester e Ester, também no município de Castro Daire, entrou em fase de “resolução”, isto é, “sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido”, ao princípio da noite.

Pelas 23:00, aquele fogo, em Póvoa de Montemuro, entrou em fase de conclusão – “extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio” –, mantendo-se no terreno mais de seis dezenas de operacionais, auxiliados por 16 meios terrestres, em trabalhos de consolidação, rescaldo e prevenção.

Ainda no concelho de Castro Daire, um terceiro fogo, que eclodiu pelas 05:35 desta quinta-feira, também em área de mato, na zona de Relvas (freguesia de Monteiras) foi dominado pelas 17:00, estando fase de “conclusão” pelas 23:00, altura em que mobilizava 37 operacionais e 12 viaturas.

Também em fase de “conclusão” estavam, pela mesma hora, os fogos que tiveram início pouco depois das 15:00 em Macieira, na freguesia de Tendais, no concelho de Cinfães (distrito de Viseu), e pelas 18:20, em Teivas (São João de Lourosa), no concelho de Viseu.

Pelas 23:00, os fogos florestais no território continental mobilizavam um total de cerca de seis centenas e meia de operacionais e perto 200 meios terrestres, de acordo com a página da ANPC na internet.

Então, de um total de 27 incêndios, oito estavam “em curso”, três “em resolução” e 16 “em conclusão”.