Começa esta sexta-feira o iMed Conference 6.0, aquele que, segundo a organização, «o melhor Congresso de Estudantes de Medicina na Europa». Decorrerá nos dias 10, 11 e 12 de Outubro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. São três dias em que se juntam, em Lisboa, os alguns dos nomes de referência da ciência mundial e ainda aquela que foi a consultora médica da séria Dr.House. 

O evento científico é organizado anualmente pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e propõe divulgar as mais recentes inovações na Ciência, a nível mundial, aos estudantes universitários da área das Ciências.

O congresso, que reúne grandes nomes da medicina mundial, tem várias vertentes: Scientific Sessions, Keynote Lectures, Competitions, Workshops e iMed Sessions.

Este ano as Scientific Sessions serão dedicadas às temáticas de neuropsiquiatria, imuno-oncologia, infeciologia e biotecnologia (Man & Machine). Estas contarão com a presença de oradores de referência a nível internacional.

As Keynote Lectures oferecem a oportunidade para as pessoas aprenderem com oradores premiados mundialmente: o professor Andrew Shally e o professor Bengt Samuelsson, Prémios Nobel da Medicina em 1977 e 1982, respetivamente.

A Clinical Mind Competition, uma competição dedicada ao raciocínio clínico, contará com a presença da Drª Lisa Sanders, ex-consultora médica da série «Dr. House». Os seis alunos com melhores capacidades de raciocínio clínico vão receber bolsas para estágios de voluntariado médico em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Os workshops permitirão o treino de técnicas básicas e ferramentas básicas na prática clínica e cirúrgica.

As iMed Sessions, uma inovação desta edição, têm como objetivo mostrar que a ciência está presente no dia-a-dia das pessoas. Analisarão a relação entre o cérebro, a música e o cinema, a razão de ser da neuro-economia e a medicina em contexto aerospacial.

A quinta edição do iMed contou com cerca de 500 participantes. Estiveram presentes personalidades incontornáveis da medicina, de entre os quais laureados com o Prémio Nobel da Medicina – Richard Roberts, Harald zur Hausen e Robin Warren – e da Química – Ada Yonath.