O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para o agravamento do tempo nos Açores na quarta-feira, colocando o arquipélago sob aviso laranja por causa do vento e aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima.

«Um sistema frontal, associado a uma depressão muito cavada, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas», alerta o IPMA.

As nove ilhas açorianas estarão assim sob aviso laranja por causa do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora (km/h) que poderão, «temporariamente», chegar aos 130 km/h no grupo ocidental (Flores e Corvo), aos 120 km/h no grupo central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) e aos 110 km/h no grupo oriental (Santa Maria e S. Miguel).

Estes avisos laranja foram emitidos para o período entre as 07:00 de quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira no grupo ocidental; entre as 09:00 de quarta-feira e as 03:00 do dia seguinte no caso do grupo central e entre as 12:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira para o grupo oriental.

Além do vento, o IPMA colocou também as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso amarelo (o segundo menos grave) por causa da precipitação «que pontualmente poderá ser forte» já a partir da noite de hoje.

Por outro lado, o instituto emitiu aviso amarelo, para todas as ilhas, por causa da agitação marítima, para todo o dia de quarta-feira (a partir das 09:00) e até à manhã de quinta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, através de um comunicado, aconselha os residentes nas ilhas a adotarem »comportamentos adequados» a estas previsões e a manterem-se atentos às informações da proteção civil e das forças de segurança.