O concelho de Oeiras vai receber, entre 15 e 18 de outubro, o 4.º Encontro Europeu de Famílias Arco-Íris, na primeira vez em que o evento se realiza em Portugal, informou esta terça-feira a autarquia.

Organizado pela associação ILGA - Intervenção Lésbica, Gay e Transgénero, o encontro prevê receber cerca de 60 famílias, portuguesas e vindas de outros países europeus.

De acordo com a Câmara de Oeiras, o evento decorrerá no Salão Nobre do Palácio dos Marqueses de Pombal e no Auditório Municipal Maestro César Batalha, ambos cedidos pela autarquia.

O encontro prevê a realização de diversos ‘workshops’.

A ILGA, fundada em 1995, é uma instituição particular de solidariedade social sob a forma de associação de solidariedade social e é a mais antiga associação de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) em Portugal, informa a organização.

O principal objetivo, refere, é a integração social da população LGBT em Portugal, através de um programa alargado de apoio que garanta a melhoria da sua qualidade de vida, da luta contra a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género e da promoção da cidadania, dos direitos humanos e da igualdade de género.