Milhares de emigrantes portugueses são esperados hoje numa igreja em Londres durante a permanência da Imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina.

Para fazer face à demanda dos fieis, as portas do templo vão ficar abertas durante a noite.

A imagem chega hoje às 17:00 à igreja dos Irmãos Scalabrinianos, no sul da capital britânica, estando previsto um manto de flores à entrada, seguindo-se um programa de orações, missas em língua inglesa, portuguesa e uma "Reza das Mil Avé-Marias".

No domingo, terão lugar novamente missas sucessivas em português, inglês e italiano e novamente períodos de oração até à "Santa Missa do Adeus", que será celebrada pelo bispo Patrick Lynch, responsável pela área do sul de Londres, onde está concentrada a maioria da comunidade portuguesa residente na cidade.

A imagem, que é acompanhada pelas relíquias dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, ficará na igreja dos Irmãos Scalabrinianos, uma comunidade de origem italiana.

Deste 2000 que o espaço, bem como o salão, passou a acolher os fiéis portugueses residentes em Londres, que não têm uma igreja própria.

A passagem da Imagem de Nossa Senhora de Fátima por Londres acontece quando já estão a ser feitos preparativos para a celebração em Londres do centenário da aparição, em Fátima em 1917.