Mais de um milhão de portugueses com mais de 60 anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, segundo o relatório do Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação em grupos prioritários.

Segundo os dados da primeira avaliação do vacinómetro para a época 2014-2015, estima-se que até à data tenham sido vacinados 44% dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos, o que representa mais de 900 mil idosos, e 26% com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, num total de mais de 168 mil idosos.

Uma análise pelos grupos considerados prioritários pela Direção-Geral da Saúde demonstra que se vacinaram 36% dos portadores de doenças crónicas e 38% dos profissionais de saúde com contato direto com doentes.

O vacinómetro demonstra ainda que se vacinaram mais homens (41%) do que mulheres (35%) e que foram vacinados pela primeira vez 9% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação.

Entre os inquiridos que não se vacinaram, manifestaram intenção de o fazer 31% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários e 47% dos idosos com mais de 65 anos.

Lançado em 2009, o Vacinómetro monitoriza a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários e recomendados, num projeto que é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com o apoio de uma farmacêutica.