A Linha Saúde 24 registou um aumento das chamadas nos últimos dias. 

No início de dezembro a Linha Saúde 24 recebia uma média de 1.800 chamadas por dia, encontrando-se atualmente a realizar 2.500 atendimentos diários, noticia a Lusa.

Este aumento, «expetável para a altura do ano», referiu um dos responsáveis da Linha, sérgio Gomes, e centra-se nas pessoas com mais de 65 anos e também na faixa pediátrica, que se situa nos 40 a 45 por cento da procura.

O principal motivo das chamadas são problemas respiratórios, gastrointestinais, musculares, e outro tipo de limitações.

De acordo com Sérgio Gomes, cerca de 18 por cento dos casos atendidos por este serviço telefónico são encaminhados para as urgências hospitalares.

Também cerca de 4.000 idosos estão a ser acompanhados pelo serviço «Saúde 24 Sénior», que telefonicamente segue estas pessoas semanal ou mensalmente, em função das suas necessidades, segundo o coordenador do serviço.

Este serviço, que é gerido pela mesma empresa que gere a linha Saúde 24 – Linha de Cuidados de Saúde (LCS) – e é acessível a partir do mesmo número (808 24 24 24), entrou e vigor a 25 de abril do ano passado.

Desde então, foram identificados cerca de 4.000 idosos, os quais estão a ser contactados por colaboradores da Linha, os quais averiguam o seu estado de saúde, a sua mobilidade e dependência ou outras limitações.

Segundo Sérgio Gomes, através deste contacto os idosos são ajudados a realizar algum treino físico, sempre que tenham condições para isso, e a praticar uma alimentação mais saudável.

O eventual estado de depressão em que estes idosos se encontrem é igualmente averiguado através destes contactos.

Sérgio Gomes adiantou que cerca de metade destes idosos apresenta um nível de dependência razoável.