Por vezes, sonhamos de olhos abertos. Martin Luther King “teve um sonho” desses e o mundo tornou-se um lugar melhor. Por vezes, recordamo-nos dos sonhos e outras não. Por vezes, achamos que os sonhos foram uma estupidez sem pés nem cabeça. Dormir não quer dizer estar parado. O nosso cérebro continua a trabalhar e muito durante a noite. Quiçá, pistas para mudar o nosso dia.
 
Ian Wallace, o “psicólogo dos sonhos”, faz do seu dia uma análise dos sonhos. E, foi com base na análise a 150 mil sonhos, que Ian Wallace compilou os nove sonhos mais comuns e avançou com a justificação para eles.
 
Quarto vazio
Sonhar com diferentes quartos numa casa é sonhar com os diferentes aspetos da vida quotidiana. Entrar num quarto vazio representa descobrir novos talentos. Significa que, à medida que explora novos mundos, outras portas também se podem abrir na vida, com os olhos abertos.
 
 
Não conseguir controlar um carro
Para Ian Wallace, quando sonhamos que viajamos num carro e perdemos o controlo, tal traduz a sensação que tem, quando está acordado, de que não controla a sua vida. Ora, o psicólogo afirma que a lição a tirar deste sonho é de que deve relaxar e deixar-se levar pelos seus instintos.
 

Foto: Reuters


Queda
Por mais medo que provoque, cair, no caso dos sonhos, não é mau. O “psicólogo dos sonhos” explicou ao The Independent que esta figuração nos sonhos quer dizer que as pessoas, durante o dia, estão demasiado agarradas a uma situação. Por isso, sonhar com uma queda pode ser a sua mente a dizer-lhe que deve largar essa situação, deixá-la ir.
  
Voar
Sonhar que está a voar como um pássaro pode querer dizer o oposto da queda, ou seja, pode ser a representação de que se livrou de algo que lhe estava a pesar durante a sua “vida acordada”. Significa uma sensação de liberdade na vida diurna, depois de resolver uma questão importante.
 
Não estar preparado para um exame
A maioria de nós passa grande parte da vida a ser avaliado. Da escola primária à universidade, ao local de trabalho. Por isso, sonhar que vai fazer um exame e não está preparado é um dos sonhos mais comuns. Sonhar que está a fazer um exame e não sabe a matéria revela que, no seu dia, tem uma visão muito crítica das suas capacidades. A receita é reconhecer as suas capacidades e tirar partido delas, em vez de estar sempre a julgar-se.
 

Foto: Reuters


Nu em público
Se já alguma vez sonhou que estava nu em público e acordar a pensar como isso seria embaraçoso, a explicação não é, no entanto, assim tão simples. Este sonho pode estar a chamá-lo à atenção para as vezes em que se sente vulnerável no seu dia-a-dia. Para inverter a situação, este sonho deve ser lido como um sinal de que deve revelar-se e mostrar aos outros quais são os seus talentos.
 
À procura de um WC
Não é preciso sonhar para se lembrar das vezes em que tudo o queria encontrar na sua vida era uma casa de banho. Curioso é que este é um dos sonhos mais comuns. No entanto, este sonho não é só um alerta da sua bexiga a mandá-lo acordar para satisfazer uma necessidade psicológica. Ele representa as nossas necessidades mais básicas. É um aviso para que olhe mais para si do que para os outros.

Foto: Reuters 


Cair os dentes
Os dentes significam, segundo Ian Wallace, a nossa confiança e o nosso poder. Sonhar que está a perder os dentes representa a alegoria de que, na sua vida “acordada”, está a perder o controlo de uma situação. Olhe para este sonho não com uma atitude derrotista, mas, antes, que deve analisar a situação e tentar contrariá-la.
 
Perseguição
Nos sonhos como acordado, muitas vezes sente-se confrontado com uma situação que o persegue. Como não sabe como lidar com ela, foge. Este sonho coloca-lhe como que um sinal proibido à frente da sua mente. Uma vez acordado, não deve fugir, mas sim aceitar o desafio, revelar talentos, mesmo que tal lhe pareça assustador. 


Foto: Reuters