O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) lidera o ranking dos hospitais a nível nacional pela primeira vez. Destronou o Centro Hospitalar de São João, no Porto, que tinha liderado a lista nos últimos três anos, mas que, em 2012, foi a unidade que menos reduziu a mortalidade face ao ano anterior.

Primeiro lugar mostra qualidade dos profissionais, diz CHUC

Os resultados fazem parte da «Avaliação de Desempenho dos Hospitais Públicos de 2012», desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública e que analisou 41 hospitais e centros hospitalares em vários indicadores relacionados com o internamento de doentes. De acordo com Carlos Costa, coordenador do estudo em conjunto com Sílvia Lopes, o CHUC conseguiu ser «o segundo hospital a melhorar em termos de mortalidade e foi o que melhores resultados conseguiu nas complicações de cuidados», adianta o «Diário de Notícias». Ao todo, nos 17 grupos de doenças analisados, o CHUC melhorou em nove áreas.

Os três primeiros lugares foram ocupados então pelo CHUC, pelo São João e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que engloba o Santa Maria.

O CHUC lidera ainda as linhas de melhores hospitais em vários grupos de doenças: as respiratórias, as endócrinas e metabólicas, as neoplásicas, as digestivas e as ginecológicas e obstétricas. Destaque também para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que está em sétimo lugar no ranking geral, lidera no tratamento das doenças neurológicas, nas musculo-esqueléticas e também nos traumatismos e lesões acidentais.

O IPO do Porto é o melhor no tratamento do cancro da mama e do cancro colorretal.