Como o dia passa a correr, uma das soluções para ganhar tempo é precisamente “roubar” tempo ao sono. Ao longo da vida, temos necessidades de sono diferentes.

Por isso, aqui fica a lista das necessidades de sono consoante as faixas etárias, elaborada pelo National Sleep Foundation, com sede na Virginia, nos Estados Unidos, citada pela BBC. 

-Um recém-nascido deve dormir entre 14 e 17 horas;

-Até um ano, os bebés devem dormir 12 a 15 horas:

-Até aos dois anos, as crianças devem dormir sempre mais de nove horas, sem exceder as 16 horas;

-Quando chegam ao pré-escolar, as crianças devem dormir uma média de dez a 13 horas;

-A partir da entrada na escola básica e até aos 13 anos, o ideal é a criança deve dormir entre nove e onze horas;

-Aos adolescentes é aconselhável um descando de dez horas;

-Os jovens adultos devem evitar dormir menos de seis horas;

-Ao longo da vida ativa, é aconselhado que aos adultos que não descurem passar entre sete e nove horas na cama;

-Os idosos também são mais saudáveis se dormirem sete ou oito horas por noite.

 

O que fazer para ter uma boa noite de sono

Café (Reuters)

A noite, altura que se quer de descanso e tranquilidade, é, para muitos, atribulada. Culpa do café e das bebidas energéticas, dos telemóveis e outros estímulos visuais.

Para ter uma boa noite de sono, os especialistas aconselham, precisamente, que desligue todos esses aparelhos e tenha cuidado com aquilo que bebe.

Fazer exercício físico também contribui para uma boa noite. E, claro, ter um bom colchão.