A Polícia luxemburguesa deteve, em colaboração com as autoridades francesas, um português fugido da prisão em Portugal que cumpria uma pena de 15 anos pelo homicídio da filha, disse à Lusa fonte policial em França.

A captura foi feita a 02 de setembro na cidade do Luxemburgo, em cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades portuguesas em 2011, depois de o homem ter fugido da prisão, segundo fonte da Secção de Investigação da Guarda («Gendarmerie) de Metz, em França.

De acordo com a Polícia francesa, o homem, que deverá ter «entre 30 e 35 anos de idade», terá estado a viver na zona de Uckange, em França, perto da fronteira luxemburguesa, antes de estabelecer residência no Luxemburgo «há vários meses».

A Polícia francesa encontrou a pista do português a 10 de agosto, disse aquela fonte.

O fugitivo foi finalmente detido na cidade do Luxemburgo a 02 de setembro pela polícia luxemburguesa, a pedido das autoridades francesas.

De acordo com a Polícia de Metz, o homem está detido no Luxemburgo e aguarda extradição para Portugal.

O português foi condenado a 15 anos de prisão pela morte da filha, um crime cometido em 2004, segundo a mesma fonte disse à Lusa.