A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira a detenção, no concelho de Seia, de dois homens, com 45 e 51 anos, pela alegada prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere, em comunicado, que o crime de homicídio ocorreu no início da noite de quarta-feira, na localidade de Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia.

Segundo a fonte, a vítima, um homem com 55 anos, «foi atingida com um disparo de arma de fogo de calibre 7.65 milímetros, num contexto de desavenças pessoais com um vizinho».

Devido aos ferimentos, o homem teve necessidade de receber tratamento médico no hospital da Guarda, onde permanece internado, adianta.

A PJ refere na nota que, para além das detenções efetuadas, recuperou a arma do crime, que estava a ser usada ilegalmente e que «já havia sido ocultada em local ermo, por parte de um dos detidos».

Os detidos, um com a profissão de pastor e o outro trabalhador eventual por conta daquele, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação de eventuais medidas de coação.

No mesmo comunicado a PJ da Guarda destaca «a prestimosa colaboração da GNR de Seia, que primeiramente teve notícia dos factos», noticia a Lusa.