A GNR anunciou esta terça-feira a detenção de um homem de 58 anos, suspeito de tráfico de drogas, que tinha em sua casa, na Lousã, 10 quilos de liamba e 90 doses individuais de haxixe.

Estes produtos estupefacientes foram apreendidos durante uma busca domiciliária, realizada na segunda-feira, estando o detido a ser ouvido na manhã desta terça-feira no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra, segundo um comunicado do comandante do Destacamento Territorial da Lousã da GNR.

Desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) local da Guarda Nacional Republicana, a operação permitiu ainda apreender uma balança de precisão, várias sementes de «cannabis sativa», também conhecida por liamba, alguns produtos fertilizantes, 250 euros em notas do Banco Central Europeu e um telemóvel.

«A operação ocorreu na sequência de um processo-crime que teve por base uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há aproximadamente dois meses», adianta a nota.

O efetivo local da GNR foi reforçado pelo Destacamento de Intervenção de Coimbra, com dois binómios cinotécnicos para deteção de droga e uma equipa de intervenção.

O detido permaneceu nas instalações da GNR da Lousã até ser presente hoje, às 09:30, no TIC de Coimbra, para um primeiro interrogatório judicial.