«Mumadona Hand Made Jewels», criada por 25 joalheiros de Guimarães, é a marca responsável pela criação de uma linha de acessórios de luxo para animais, a «MumaPets». Numa altura de recessão «o mercado do luxo e dos coleccionadores não está em crise e a prova é que, tudo o que fazemos, vendemos e ainda elaboramos muitas peças por encomenda», afirma César Fernandes, representante da marca, citado pela Lusa.

Cinquenta mil euros foi quanto custou uma mala «de passeio» para um cão de pequeno porte, feita em pele de piton, com incrustações em ouro e diamantes. Mas o artigo mais procurado, segundo César Fernandes, são «as coleiras, desde a mais simples, feita em pele de piton e com cinco peças de prata maciça que custar cerca de 25 mil euros até ás que têm diamantes incrustados e podem chegar aos 300 mil euros».

A marca também desenvolve acessórios de alimentação, «já entregamos a uma condessa francesa a encomenda personalizada de duas taças em prata maciça, uma para sólidos e outra para líquidos, destinadas a servir a alimentação a um animal de estimação¿, referiu o representante da marca.

Apesar do mercado preferencial, da marca criada há cinco meses, estar direccionado para o Brasil, Rússia, Índia e Chile, a Mumadona já vendeu artigos para o Dubai, Beverly Hills, Miami e para alguns países árabes.

O valor dos artigos são considerados por César Fernandes «justos mas elevados». Numa altura de crise «tínhamos duas soluções, ou ficávamos sentados à espera que a crise passasse ou íamos à luta», salientou César Fernandes.