Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estão, esta terça-feira, a ajudar a fazer a trasfega do ácido sulfúrico que um camião derramou, na segunda-feira, na Estrada Nacional 101, que liga Guimarães a Braga, disse à TVI24.pt uma fonte dos bombeiros.

Ao todo foram derramados mil litros de ácido, concentrado a 98º, causando danos em, pelo menos, 20 veículos. Os danos são também visíveis no pavimento, que ficou corroído.

Uma empresa especializada de Pombal começou, cerca das 11:20, as operações de limpeza daquela substância tóxica, que se estende ao longo de meio quilómetro.

Na sequência do derrame, o trânsito está cortado desde segunda-feira e não há previsão de quando poderá ser retomado. «A limpeza vai ser muito demorada por se tratar de um ácido altamente corrosivo e, depois da limpeza, será necessário verificar o estado do pavimento, que está bastante danificado», afirmou a mesma fonte à TVI24.pt.

Um camião que transportava bidões de ácido sulfúrico, na Estrada Nacional 101, no sentido Braga/Guimarães, sofreu na segunda-feira um furo num dos bidões e derramou mil litros de ácido para a estrada, na freguesia de Fermentões. O alerta do derrame foi dado às 17:55 de segunda-feira, precisa a fonte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.