Atualizada às 10:59

As escolas da Guarda não vão abrir esta segunda-feira por causa da queda de neve, anunciou a Câmara Municipal local em comunicado. A autarquia refere que, «após três horas de precipitação de queda de neve intensa, tomou a decisão de mandar encerrar todos os estabelecimentos de ensino do concelho».

Corredor de circulação criado na Guarda

Quinze distritos em alerta laranja por causa do tempo

A autarquia indica ainda que o troço do Itinerário Principal 5 (IP 5) está cortado a partir do nó do Sobral da Serra e a Estrada Nacional 16 (Guarda/Celorico da Beira) está cortada a partir da localidade de Chãos.

Na Estrada Nacional 18 (Guarda/Covilhã) não se circula entre o nó de Benespera e a cidade da Guarda, acrescenta a nota.

A Câmara Municipal da Guarda adianta que os trabalhos de limpeza das vias «continuam a decorrer» e que a circulação rodoviária está a ser efetuada pelas autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas).

Todas as estradas encerradas na Serra da Estrela

A circulação na cidade da Guarda «deverá ser feita preferencialmente a partir do anel externo da cidade delimitado pela VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda e pela antiga Estrada Nacional 16».

Todas as estradas da Serra da Estrela estão encerradas, disse à Lusa fonte de Centro de Limpeza de Neve dos Piornos. O troço Piornos/Torre/ Lagoa Comprida foi fechado domingo cerca das 20:00 e os restantes troços (Covilhã/Piornos, Lagoa Comprida/Seia, Manteigas/Piornos e Manteigas/Penhas Douradas/Gouveia Seia) «fecharam esta manhã porque está a nevar muito e a cotas muito baixas», referiu.

De acordo com a fonte «não há previsões» para que alguns dos troços venha a ser reaberto nas próximas horas, «principalmente se continuar a nevar como está».

Estradas cortadas em Viseu

A neve que caiu durante a noite em vários concelhos do distrito de Viseu está também a cortar duas estradas e a condicionar o trânsito numa terceira, disse à agência Lusa fonte da GNR.

A fonte do Destacamento de Trânsito da GNR referiu que a Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, foi cortada ao trânsito cerca das 06:30. Às 09:15 ficou também cortada a EN 2, na zona de Bigorne (Lamego), acrescentou.

De acordo com a mesma fonte, na autoestrada A24, também na zona de Bigorne, apenas é possível a circulação de veículos ligeiros e de forma condicionada. «Andam lá os limpa-neves e o trânsito está a circular atrás deles e a seguir para», contou.

Às 09:15 foi decidido impedir a passagem de pesados neste troço da autoestrada, acrescentou.

Segundo o CDOS de Viseu, vários concelhos do distrito estão a ser afetados pela neve, nomeadamente os de Tabuaço, Armamar, Lamego, Castro Daire, Tondela (na Serra do Caramulo), Vila Nova de Paiva, Armamar e Penedono.

Escolas fechadas em Montalegre, Bragança e Alfândega da Fé

A queda de neve em Montalegre obrigou ao fecho de escolas por não estarem reunidas as condições de segurança para os transportes escolares circularem, informou à Lusa o comandante dos bombeiros.

A neve que cai no distrito de Bragança impediu o transporte escolar dos alunos de algumas aldeias junto às serras em Bragança e Alfândega da Fé, segundo as autoridades locais. As crianças das zonas rurais junto às serras de Bornes, em Alfândega da Fé, e de Montesinho, em Bragança, ficaram em casa, embora todas as escolas estejam a funcionar, porque os transportes não conseguiram fazer os percursos devido à neve, informaram as autarquias.