logotipo tvi24

Greve: um detido e três feridos em Lisboa

Dois fotojornalistas foram agredidos pela polícia

Por: Redacção / CP    |   2012-03-22 20:15

Um detido e pelo menos três feridos é o balanço dos confrontos que ocorreram com a polícia numa manifestação esta tarde decorreu em Lisboa, indicou a PSP.

A porta-voz do comando metropolitano da PSP de Lisboa (COMETLIS), subcomissária Carla Duarte, disse aos jornalistas que o detido é um manifestante que lançou petardos e agrediu os polícias, tendo sido constituído arguido.

Entre os feridos está um polícia que teve que receber tratamento hospitalar e o fotojornalista da Agência Lusa José Sena Goulão, que está a receber tratamento hospitalar. Também a jornalista da France Press Patrícia Melo foi agredida pela polícia na confusão.

Os confrontos tiveram origem quando a PSP, no Largo do Chiado, identificou um manifestante que tinha rebentado um petardo, levando a que outros arremessassem contra os agentes «chávenas, garrafas» e outros objetos que se encontravam nas esplanadas do local, acrescentou a porta-voz da PSP.

Adiantou que polícia teve necessidade de impor a ordem e acalmar os ânimos, mas a situação voltou a agravar-se, o que levou à ação do Corpo de Intervenção da PSP.

A porta-voz do COMETLIS disse que houve necessidade de repor a ordem porque a situação «atingiu um nível elevado».

Questionada sobre agressões a pessoas que não integravam a manifestação, não confirmou essa situação, adiantando que foi difícil acalmar os ânimos e repor a ordem.

Já no Porto, pelo menos uma pessoa foi detida e várias pessoas foram agredidas pela polícia, na Praça Carlos Alberto, no Porto, pouco tempo depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter sido recebido por centenas de manifestantes em protesto na Reitoria da Universidade.

Partilhar
FOTOGALERIA:

Confrontos no Chiado durante manifestação [Foto: Reuters] EM CIMA: Confrontos no Chiado durante manifestação [Foto: Reuters]

Problema técnico atrasa novo voo da TAP
Incidentes com aviões da companhia aérea têm sucedido nos últimos dias
Metro: linha vermelha interrompida
A linha vermelha liga as estações do Aeroporto e São Sebastião
Quando for aos Correios, compre uma árvore também
Árvores compradas nos CTT vão reflorestar zonas afetadas por incêndios
EM MANCHETE
Pais vão saber quem são os pedófilos
Proposta de lei prevê mais alterações de modo a aumentar a proteção e a prevenção de crimes de abuso sexual contra menores, pornografia e prostituição infantil
CGTP quer salário mínimo de 540 euros e aumentos de 3%
Governo deixa cair aumento da TSU e do IVA para 2015