A GNR anunciou a detenção, em Gouveia, de sete estudantes, com idades entre 18 e 20 anos, que se dirigiam para o Festival Nacional do Secundário, que começou este domingo naquele concelho.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, as detenções foram realizadas no sábado e hoje, durante uma operação, que envolveu 30 militares e cinco cães, que incidiu na fiscalização de veículos que transportavam os jovens para o evento estudantil.

Durante a fiscalização de 35 autocarros a GNR deteve quatro estudantes e apreendeu 132,5 gramas de haxixe e 0,5 gramas de liamba.

Elaborou ainda cinco autos de contraordenação por posse de estupefacientes, tendo identificado cinco estudantes, que foram notificados para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência da sua área de residência.

No sábado, também no decorrer de uma fiscalização de trânsito, os militares detiveram três estudantes e apreenderam 60,183 gramas de haxixe e 0,317 gramas de MDMA.

Os sete detidos foram notificados para comparecerem na segunda-feira no tribunal de Gouveia para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

O Festival Nacional do Ensino Secundário começou hoje no parque da Senhora dos Verdes, no concelho de Gouveia.

O evento estudantil prolonga-se até sexta-feira e conta com a participação de cerca de três mil estudantes de todo o país, segundo a GNR.