A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta terça-feira que deteve oito pessoas durante uma operação de controlo e fiscalização realizada nos comboios nacionais e internacionais na sexta-feira e no sábado.

Durante a ação, intitulada «7th 24Blue Rail Action Day», a GNR apreendeu 4.210,85 doses de haxixe e 9,6 doses de heroína e deteve oito pessoas, três por tráfico de estupefacientes e oito por imigração ilegal, refere um comunicado da GNR.

Realizada por efetivos dos comandos territoriais, das unidades de intervenção e do serviço de proteção da natureza e do ambiente, a ação incidiu sobre 197 estações ferroviárias, 202 comboios, 1.469 passageiros e 728 bagagens, acrescenta o documento.

A operação «7th 24blue rail action day» é uma iniciativa da RAILPOL, da qual a GNR é membro desde 2013, e visa realizar controlos simultâneos nas principais linhas ferroviárias europeias, com vista ao aumento da segurança nas redes ferroviárias e a eficácia no combate ao crime, bem como o reforço da cooperação entre Estados-Membros.