A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou 51 jovens por suspeita de posse de estupefacientes e apreendeu 60,5 doses de haxixe e 1,7 gramas de liamba, durante a operação Ibiza.

A operação Ibiza decorreu da passada sexta-feira a segunda-feira, nos acessos fronteiriços da Guarda, Portalegre e Faro, e foi realizada em colaboração com a Guardia Civil espanhola. A operação consistiu em ações de fiscalização, com o objetivo de prevenir a adoção de comportamentos de risco associados ao tráfico e consumo de estupefacientes por jovens, numa altura em que estudantes portugueses se deslocam à costa sul espanhola, em viagem de finalistas.

Durante a operação foram fiscalizados 354 veículos de passageiros, refere um comunicado da GNR que acrescenta que, em comparação com os resultados da operação Ibiza 2013, se registaram menos apreensões de produto estupefaciente.

Antes desta operação, militares dos núcleos da Escola Segura desenvolveram, entre 31 de março e 03 de abril, ações de sensibilização no âmbito da ação «Spring Break», de modo a desincentivar o consumo de estupefacientes, por ocasião das viagens de finalistas, lê-se no comunicado da GNR.

A operação Ibiza mobilizou 139 militares dos destacamentos territoriais, do trânsito, da investigação criminal e das equipas cinotécnicas de deteção de droga.