A GNR de Viseu detetou esta quinta-feira um homem, de 44 anos, alojado numa quinta em ruínas de Lamego e que nos últimos cinco meses apenas se alimentava de fruta da época.

Em comunicado, «a GNR diz que a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Lamego, no âmbito do Policiamento Comunitário, teve conhecimento através de um Interlocutor Local de Segurança da existência de um individuo que se encontrava alojado, algures numas ruínas, numa quinta abandonada no concelho de Lamego».

«Foram encetadas diligências pelos militares para localizar o referido indivíduo, de 44 anos, natural daquela localidade. Encontrado o local, foi verificado que o cidadão se instalou num local sem as mínimas condições de habitabilidade e, sem fazer refeições confecionadas, alimentava-se apenas da fruta da época, há cerca de cinco meses».

A situação foi sinalizada para o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Lamego, tendo sido coordenada uma visita ao local, juntamente com elementos da Segurança Social.

«Estas entidades fizeram entrega aos militares da secção de várias roupas e agasalhos, bem como material para a higiene pessoal do cidadão, tendo-lhe sido entregue para assim passar a ter outras condições», diz o mesmo comunicado, publicado na página da GNR de Viseu no Facebook e que a Lusa cita.

O cidadão passou a receber refeições quentes, no âmbito do projeto cantinas sociais.