A GNR anunciou hoje que localizou na fronteira de Vilar Formoso, Almeida, uma menor de 16 anos que tinha sido dada como desaparecida pelas autoridades francesas e que também deteve o homem de 29 anos que a acompanhava.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, a menor foi localizada por militares do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, no âmbito da operação "JPO Cars", quando estava acompanhada por um homem "que foi detido por se encontrar em situação ilegal em território nacional".

A fonte adiantou à agência Lusa que a localização da menor foi efetuada quando, na companhia do detido, se preparava "para abandonar o território nacional num táxi que se dirigia a França".

"Da análise dos documentos e posterior consulta das diversas bases de dados foi possível apurar que a menor se encontrava desaparecida há cerca de dois anos de uma instituição em França", indica.

O detido, com antecedentes criminais naquele país por furto, recetação, violência e agressão sexual, "tinha a permissão de permanência no espaço Schengen caducada", de acordo com a GNR.

A menor e o homem foram presentes ao tribunal de Almeida, que determinou a institucionalização da rapariga e a extradição do indivíduo do Espaço Schengen.