A GNR de Tavira apreendeu mais de duas toneladas de haxixe, que dariam para mais de 10 milhões de doses individuais, e deteve sete homens por suspeita de tráfico de droga, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana.

O haxixe estava dividido em cerca de quarenta fardos escondidos em duas embarcações, na Ria de Santa Luzia, em Tavira, adianta a GNR em comunicado.

A detenção e a apreensão de haxixe ocorreram no domingo, depois de uma patrulha da GNR ter detetado, ao início da noite, «a presença de diversos indivíduos desconhecidos junto a um aldeamento turístico próximo de Santa Luzia».

Depois da abordagem e identificação de uma dessas pessoas, a patrulha veio a localizar na proximidade do local «mais três indivíduos, os quais também não apresentaram razão plausível para se encontrarem naquele lugar, sendo a sua postura e comportamento suspeitos», conta a GNR.

«Após constatação da situação, foi possível apurar que tinham sido contatados para efetuar o transporte para terra de artigos provenientes de embarcações, desconhecendo-se a [sua] natureza», adianta.

No local, a GNR verificou que quatro homens, que acabaram por ser detidos, estavam molhados até aos joelhos.

Um deles tinha a chave de uma embarcação, «o que veio a confirmar a suspeita da patrulha às ocorrências presente no local».

A GNR acabou por localizar, na Ria de Santa Luzia, duas embarcações «presumivelmente envolvidas nesta ação ilícita», às quais fez uma busca, tendo detetado no interior de cada uma delas cerca de quarenta fardos de droga.

Segundo a GNR, a droga encontrava-se dissimulada «nos diversos compartimentos existentes, totalizando 2.044 quilos de haxixe».

Além dos quatros indivíduos, os militares detiveram mais três, também relacionados com o ilícito, que foram intercetados após terem tentado ir ao encontro dos detidos.

Além do haxixe, foram ainda apreendidas as duas embarcações de fibra (comprimento de cerca de sete metros), com cabine e motores de 225cv e 150cv, uma viatura ligeira de passageiros e sete telemóveis.

Foram ainda identificados outros dois homens e apreendida uma viatura ligeira de mercadorias, que se suspeita estaria destinada ao transporte da droga, adianta a GNR.