A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve no passado fim de semana 136 pessoas, das quais nove por tráfico de droga, outras nove por roubo e duas por posse de arma, indicou aquela força de segurança em comunicado.

As detenções foram feitas no âmbito de um conjunto de operações realizadas em todo o território nacional, no fim-de-semana de 17 e 18 de outubro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária, entre outras.

Da operação, resultaram 136 detidos em flagrante delito, destacando-se 79 por condução sob o efeito do álcool, 20 por condução sem habilitação legal, nove por tráfico de droga, nove por furto e duas por posse de arma proibida.

A GNR apreendeu ainda 418 doses de haxixe, 246 gramas de folhas de cannabis e duas armas de fogo.

No âmbito do controlo rodoviário, a Guarda Nacional Republicana fiscalizou 4.957 condutores e detetou 1.539 infrações, entre as quais 821 casos de excesso de velocidade, 220 condutores alcoolizados, 87 sem cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças.

Foram ainda detetados 63 condutores sem a inspeção periódica obrigatória feita, 38 a usarem telemóvel durante a condução, 32 sem seguro de responsabilidade civil obrigatório e 15 infrações relacionadas com tacógrafos.