A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 147 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 88 doses de cocaína e 26 doses de haxixe, informou esta segunda-feira a GNR.

Em comunicado, esta força militar refere que do total de detenções 92 deveram-se a condução sob o efeito de álcool, 18 a falta de habilitação legal para a condução, três a tráfico de estupefacientes, cinco a posse de armas proibidas e cinco a furto.

Durante o fim de semana, foram ainda apreendidas duas armas de fogo, oito armas brancas, 72 munições e um veículo.

Na área do trânsito, foram fiscalizados 5.863 condutores e detetadas 1.710 infrações, das quais 929 devido a excesso de velocidade e 241 devido a condução com taxa de alcoolemia superior ao permitido por lei.

Do total de infrações, 62 deveram-se a falta ou a incorreção na utilização de cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 54 a uso indevido de telemóvel durante a condução, 47 a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 15 relacionadas com tacógrafos.

A atividade operacional de fim de semana decorreu em todo o território português e teve como objetivos a fiscalização rodoviária e a prevenção e combate à criminalidade violenta.