A GNR deteve um homem na Moita e recuperou uma viatura topo de gama roubada pelo método de carjacking em 2007, em Lisboa, disse esta sexta-feira à Lusa fonte da Unidade de Intervenção daquela instituição.

O Núcleo de Combate ao Crime Violento (NCCV) da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana deteve o indivíduo junto a um posto de abastecimento de combustível, já com chapas de matricula alteradas, explicou o oficial da Guarda.

Na tarde de 4 de Março, na vila de Alcochete, a referida viatura foi abastecida num posto de combustíveis e o condutor colocou-se em fuga sem proceder ao seu pagamento.

Já no dia 5 deste mês, ao final da tarde, os elementos do NCCV perseguiram a viatura ligeira na cidade da Moita, seguindo-o até à estação de lavagem de veículos de Alhos-Vedros, na Margem Sul, onde detiveram o condutor, com cerca de 30 anos, com cadastro criminal relacionado com assaltos.

Após investigações efectuadas ao automóvel, os militares da GNR concluíram que a viatura «tinha sido utilizada em anteriores roubos à mão armada, sobretudo em áreas de abastecimento de combustível», na zona metropolitana de Lisboa, explicou o graduado.

Segundo a mesma fonte, esta apreensão impediu que a viatura fosse vendida a um stand de automóveis.