A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve no fim de semana 188 pessoas e apreendeu 9.185 doses de haxixe na sequência de um conjunto de operações de fiscalização rodoviária e de prevenção e combate à criminalidade violenta.

Em comunicado, a GNR informou que durante as operações realizadas no fim de semana de 6 e 7 de fevereiro foram detidas 188 pessoas em flagrante delito, 137 das quais por condução sob o efeito do álcool, 15 por condução sem habilitação legal, sete por tráfico de estupefacientes, seis por posse de arma proibida e dois por furto.

A GNR apreendeu também durante as operações 9.185 doses de haxixe, 116 doses de cocaína, 42 doses liamba, 13 armas brancas, seis armas de fogo, 75 munições, cinco veículos e 1.165 euros em numerário.

No que respeita ao trânsito, a GNR fiscalizou 8.348 condutores, tendo detetado 2.274 infrações.

Destas, 806 deveram-se a excessos de velocidade, 371 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 89 por falta de inspeção periódica obrigatória.

A GNR adiantou também que 87 respeitam à falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 56 com uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 40 com a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 35 com infrações de tacógrafos.

As operações foram levadas a cabo pela GNR no sábado e no domingo em todo o território nacional e tiveram por objetivo a prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária.