A Medalha de Mérito Cultural foi atribuída, esta segunda-feira, pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), à Fundação EDP e à Fundação Millennium BCP "pelo trabalho que têm desenvolvido em prol da Cultura em Portugal".

De acordo com um comunicado divulgado pelo Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a cerimónia de entrega das medalhas vai ter lugar no Palácio Foz, em Lisboa, terça-feira, pelas 12:00.

A Fundação EDP "foi criada em 2004 e desde aí tem exercido um forte papel na dinamização, divulgação e produção artística e cultural em Portugal", justifica a SEC no comunicado, sobre a distinção.

Além da gestão do Museu da Eletricidade, antiga Central Tejo, em Belém, "contribuindo para a conservação e valorização do espólio e do espaço", a Fundação EDP está também a desenvolver o projeto de construção de um Centro de Artes e Tecnologia, “um novo espaço de cultura que irá reforçar a internacionalização da cultura portuguesa e potenciar a criação de novos públicos".

No âmbito do mecenato cultural, a SEC aponta ainda que a Fundação EDP "tem mantido uma colaboração profícua junto de vários parceiros, entre os quais a Companhia Nacional de Bailado, a Fundação de Serralves e a Fundação Casa da Música".

Ao longo dos anos "tem incentivado a criação artística, através da produção de exposições, da atribuição de prémios no campo das artes visuais (Grande Prémio EDP e Prémio EDP Novos Artistas) e da disponibilização de bolsas de estudos para as novas gerações".

Quanto à Fundação Millennium BCP, a SEC salienta que "tem desenvolvido um importante trabalho de apoio a atividades de natureza cultural e educativa, nomeadamente na área das artes e do património histórico-cultural".

No comunicado, a SEC recorda várias obras de reabilitação patrimonial apoiadas pela Fundação Millennium BCP, como as recentes recuperações da Capela Real do Palácio Nacional da Ajuda (2013) as coberturas da Capela das Albertas do Museu Nacional de Arte Antiga e a Sala D. Manuel do Museu Nacional do Azulejo (2015).

A Fundação Millennium BCP também é mecenas do Teatro Nacional de S. Carlos, do Museu Nacional de Soares dos Reis e do Museu Nacional de Arte Antiga, "contribuindo dessa forma para a dinamização do tecido cultural português".

Juntamente com várias instituições culturais, a Fundação Millennium BCP tem ainda promovido a criação de vários prémios na área da cultura, entre os quais se inclui o Prémio Ler/Millennium BCP, o Grande Prémio SPA/Millennium BCP, o Prémio Jovens Autores e os Prémios Millennium BCP do Concurso Internacional de Piano Viana da Mota, de acordo com a Lusa.