O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu na segunda-feira à noite o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para as regiões montanhosas da Madeira, devido a previsões de vento forte.

O aviso do IPMA vigora entre as 00:00 de quarta-feira e as 03:00 do mesmo dia, numa informação que aponta que o vento vai soprar forte do quadrante sul, com rajadas que poderão atingir 130 quilómetros/hora.

O Instituto havia colocado o arquipélago da Madeira sob aviso laranja entre as 12:00 e as 24:00 desta segunda-feira, prevendo ventos fortes com rajadas de 120 quilómetros/hora,

Capitania do Funchal recomenda a embarcações que permaneçam nos portos de abrigo

A Capitania do Porto do Funchal emitiu esta segunda-feira um aviso de agitação marítima forte para os mares da Madeira até às 18:00 de terça-feira, recomendando que as embarcações tomem as devidas precauções e permaneçam nos portos de abrigo.

A informação tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que colocou o arquipélago da Madeira sob um aviso laranja por causa do vento forte, com rajadas na ordem dos 120 quilómetros/hora, e de agitação marítima, mantendo o amarelo para a chuva.