O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou esta terça-feira no Porto que o Governo está a ponderar a atribuição de um apoio financeiro à Madeira destinado a repor material desgastado no combate aos incêndios.

«Estamos a fazer um levantamento do que é necessário para repor material que foi desgastado nos incêndios», disse, referindo que logo que esse estudo esteja concluído «se verá como nos ajustamos».

Miguel Macedo falava na inauguração da Esquadra do Infante, no Porto, cujo edifício foi alvo de obras de recuperação, orçadas em cerca de 250 mil euros.

«Temos estado em contacto, quer a Proteção Civil quer eu próprio, com as autoridades madeirenses, mas o apoio que foi solicitado até agora, naquilo que diz respeito ao Ministério da Administração Interna, tem justamente a ver com algum apoio financeiro. Vamos ver se é possível disponibilizar esse apoio para repor algum material desgastado no combate aos fogos», frisou.

As zonas altas do concelho do Funchal têm sido fustigadas por incêndios desde as 02:30 de sexta-feira. O fogo começou na freguesia do Monte, tendo alastrado para São Roque e Santo António.

Vinte casas, todas na freguesia do Monte, foram atingidas pelos incêndios, informou no domingo o presidente da câmara, Miguel Albuquerque, notando que em 11 a perda é considerada total.

Os incêndios provocaram também 21 desalojados.