A Capitania do Porto do Funchal emitiu esta sexta-feira um aviso de “visibilidade má” para o mar do arquipélago da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

O aviso da autoridade marítima regional tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e vigora até às 18:00 de sábado.

A capitania refere que o vento poderá ser “por vezes forte a partir da tarde” de sábado e que a visibilidade se vai tornar “fraca a partir da manhã e por vezes má durante a tarde”.

Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, refere.

O IPMA colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo (entre as 09:00 e as 21:00 de sábado) devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras montanhosas.

O mesmo aviso estende-se à situação da ondulação, que será de altura “significativa”, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".