pub

Ler a última notícia

Acabou a ligação de ferry entre Funchal e Portimão

Última viagem realiza-se este sábado

Por: tvi24 / FC  |  27- 1- 2012  22: 39

Gare marítima no Funchal

O responsável do armador espanhol Naviera Armas, Javier Jalvo Garcia, confirmou que a empresa vai abandonar a linha marítima Funchal-Portimão este fim de semana.

«A Armas fará a sua última viagem sábado até Portimão e segunda-feira fará o regresso para Canárias», disse, garantindo que esta é «uma decisão definitiva» e que foram «feitos todos os esforços» para continuar com a ligação, informa a agência Lusa.

Garcia adiantou que foi equacionado negociar com os clientes um aumento das tarifas, e estes estavam dispostos a colaborar, mas o pedido do apoio do Governo Regional teve resposta negativa.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, confirmou também que o Executivo não pode dar isenção total dos custos portuários a este armador espanhol: «Não se nos afigura nem viável nem adequado, porque todos os benefícios que nós considerávamos que era para o início das operações, a sustentabilidade e depois a continuidade, foram dados».

A responsável declarou: «Se o operador está a pedir aos seus clientes aumentos na ordem dos 30 e 40 por cento e ainda vem pedir ao Governo isenção de todos os custos portuários, não aceitamos de maneira nenhuma».

Confrontada com as consequências da Armas abandonar a linha, a governante considerou que «haverá sempre alternativas», referindo que a empresa de navegação espanhola é apenas responsável por «dez por cento da carga que entra na Região», sendo que os restantes 90 por cento «vêm por outra via», e que o transporte de turistas neste navio é «perfeitamente residual».

A empresa espanhola «Naviera Armas» inaugurou a 14 de Junho de 2008 uma linha de tráfego marítimo entre a Madeira e Portimão, após 23 anos de ausência de ligações de passageiros com o continente português em consequência do aparecimento do transporte aéreo.

Na primeira ligação com o Continente, o navio «Vólcan de Tijarafe» transportou, então, a partir do Funchal, 85 passageiros e 50 veículos e trouxe, de Portimão, outras 45 pessoas.

Programação - Semana de 26 de Maio a 1 de Junho

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa