A PSP deteve, ao princípio da manhã de hoje em Perafita, concelho de Matosinhos, após perseguição, dois suspeitos pelos crimes de furto, nomeadamente de uma viatura, de condução perigosa e sem carta.

Em comunicado, o Comando do Porto da PSP revela que um dos detidos, um desempregado de 25 anos, estava «referenciado pela prática de diversos ilícitos criminais, designadamente furto de combustível», e conduzia «sem habilitação legal» uma viatura que «constava para apreender por ter sido furtada» na sexta-feira, segundo «queixa apresentada na esquadra de Custóias», em Matosinhos.

Os suspeitos foram intercetados cerca das 06:00 quando o veículo ligeiro de passageiros «entrou em despiste» e se imobilizou num campo de cultivo na Travessa das Fontainhas, em Perafita, depois de ter iniciado uma fuga «a alta velocidade» e sem respeitar «regras e sinais de trânsito», acrescenta a PSP.

Tudo começou na Estrada Exterior da Circunvalação, em Matosinhos, quando os agentes de patrulhamento automóvel verificaram que os suspeitos adotaram, perante a presença da PSP, «um comportamento suspeito, conduzindo a grande velocidade e tentando furtar-se à abordagem» policial.

Quando a central de comunicações informou que «a viatura constava para apreender», foi «movida perseguição» ao desempregado residente em Matosinhos e a uma empregada de hotelaria de 27 anos residente em Vila do Conde, descreve a PSP.

«O condutor da viatura ignorou as indicações dadas pelos agentes e iniciou uma fuga em direção à A 28, no sentido sul/norte. Em resultado da prática de condução perigosa, nomeadamente, condução a alta velocidade e desrespeito de regras e sinais de trânsito, a viatura conduzida pelo suspeito entrou em despiste, vindo a imobilizar-se num campo de cultivo ali localizado», informa a PSP.

Aquela força policial constatou, então, que o condutor do veículo em fuga não possuía «habilitação legal para a prática da condução de veículos automóveis», para além de estar «referenciado pela prática de diversos ilícitos criminais, designadamente, furto de combustível».

«Na posse dos suspeitos foram ainda encontrados quatro bidões para transporte de combustível, três mangueiras, um canivete utilizado para colocar a viatura em marcha e ferramenta diversa, artigos que lhes foram apreendidos», acrescenta o comunicado.

De acordo com a PSP, os detidos vão ser hoje presentes ao Ministério Público junto do Tribunal Judicial de Matosinhos.