Nove pescadores da embarcação de pesca espanhola Ghandi foram esta sexta-feira resgatados com vida por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa a cerca de 260 quilómetros do Cabo Espichel, a ocidente de Sesimbra, informou a Marinha.

Segundo a mesma fonte, dos nove tripulantes resgatados apenas um inspira cuidados, tendo sido transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com diagnóstico de traumatismo craniano.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu o alerta do homólogo espanhol de que a embarcação de pesca estaria a meter água de forma descontrolada cerca das 10:00, pelo que fez divergir para o local um navio mercante que se encontrava naquela zona.

Foi também acionado um helicóptero da Força Aérea Portuguesa com capacidade de resgate dos nove tripulantes, com o apoio de um avião de patrulha marítima C-295.

As operações de resgate dos nove tripulantes foram concluídas às 14:52, tendo o helicóptero da Força Aérea Portuguesa aterrado no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, pouco depois das 16:00, noticia a Lusa.